Dicas para aumentar a produtividade

Pequenas mudanças de atitude aumentam a produtividade na hora da pintura


A falta de informação pode causar pequenos erros no dia-a-dia do trabalho do profissional de repintura automotiva. Um costume errado oferece riscos tanto para os negócios quanto para a saúde de quem trabalha nas oficinas. Para isso, é necessário manter-se atualizado sobre as novidades do mercado e não esquecer as regras básicas. O gerente de serviços ao mercado da BASF, José Augusto Penalva, deu algumas dicas para os pintores de repintura automotiva para garantir a qualidade e a eficiência do serviço.

Procure não misturar marcas de produtos nos trabalhos de repintura. Na busca pelo melhor preço em produtos, as oficinas acabam fazendo economia barata e podem prejudicar a qualidade do resultado final apresentado. Se ocorrer algum tipo de problema no serviço final não se sabe para quem recorrer, devido à quantidade de marcas diferentes. "Observar o sistema de portfólio indicado pelo fabricante garante a eficiência e qualidade do processo", afirma Penalva.

Mantenha o ambiente limpo e organizado. Parece uma dica simples, mas é de extrema importância. A pistola de pintura é um item extremamente importante no processo de aplicação; mantê-la limpa e regulada garante uma boa qualidade no resultado final do trabalho. Procure, antes de efetuar um trabalho de pintura, verificar a limpeza do equipamento e também fazer o teste de uniformidade do leque de aplicação, o que garante maior qualidade no aspecto final da pintura. Este teste é muito simples e rápido, ajudando a evitar muitos problemas. Procure utilizar equipamentos da mais alta performance, como pistolas HVLP que aumentam a eficiência e reduzem o consumo de material. Na área de preparação procure manter seu carrinho de peças e equipamentos sempre organizado e limpo, o que ajuda a encontrar uma ferramenta quando se precisa dela, além de melhorar o visual e o ambiente de trabalho.

A cabine de pintura é outro item de suma importância para um bom resultado dos trabalhos. Procure verificar a manutenção dos filtros do piso, principalmente fazendo as trocas quando estiverem saturados, o que pode reduzir o fluxo de ar interno e aumentar o tempo de secagem dos produtos. Os filtros sujos também podem aumentar a névoa de tinta dentro da cabine durante a aplicação, podendo trazer problemas de perda de brilho do verniz no final. Observe também a iluminação interna, pois lâmpadas queimadas prejudicam a visualização da qualidade de aplicação. Efetue também a purga dos filtros de ar e avalie sempre a qualidade do ar de aplicação, que deve sempre ser limpo e seco.

Procure não deixar objetos como latas, suportes, panos e etc. dentro da cabine, eles são fonte de acúmulo de sujeira que pode ir parar na peça durante a aplicação.

Use sempre os EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Óculos, luvas, macacão, máscara facial e sapatos de segurança são obrigatórios para a conservação da saúde do pintor. O uso do macacão deve ser feito apenas dentro da cabine. Procure não permanecer longos períodos de tempo fora da cabine vestindo o macacão, para evitar levar sujeira impregnada no macacão para dentro do ambiente da cabine, que deve ser sempre o mais limpo possível.

Observe sempre as indicações técnicas de cada fabricante. Número de demãos, intervalo entre demãos, relação de catálise e diluição são informações muito importantes desenvolvidas por cada fabricante, que levam em conta as características de cada produto para garantir o melhor desempenho. Para maiores esclarecimentos e detalhes sobre cada produto e sua forma de aplicação é sempre importante entrar em contato com o técnico do fabricante ou distribuidor para garantir um melhor desempenho do produto/processo.

Empapelamento. Procure sempre trabalhar com produtos indicados para este trabalho, procure não utilizar jornal, pois é muito permeável e permite a passagem da tinta, não fazendo um isolamento adequado das áreas adjacentes à peça pintada.

Uma pistola para cada produto. Ter uma pistola dedicada para cada etapa do processo (primer, tinta e verniz) ajuda a evitar problemas de contaminação na aplicação e reduz o tempo e consumo de material na limpeza do equipamento.

Use sempre a régua de catálise. A utilização da régua é muito importante para evitar um erro de catálise trazendo, por exemplo, problemas de secagem do produto.

Manter-se atualizado sobre as novidades é outra dica muito importante. Fazer os cursos que os fabricantes oferecem é uma boa oportunidade para conhecer melhor os procedimentos para aplicação de cada tipo de produto. Um profissional atualizado e ciente das regras básicas tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Glasurit 2009 - Todos direitos reservados

"As cores deste site são apenas referências, podendo existir divergência entre as cores apresentadas na tela e as cores reais dos produtos comercializados."
BASF